Porto União recebe capacitação do projeto Se Toque

 

Com atenção e muito entusiasmo, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e profissionais da saúde, participaram da capacitação do projeto Se Toque. O workshop foi realizado na Associação Empresarial de Porto União (ACIPU) nesta quarta-feira,7, pelo Departamento Educacional da Casa Bebel.

Durante a tarde foram ministradas apresentações sobre o câncer, o câncer de mama e o uso da Mamamiga. Os profissionais puderam ampliar seus conhecimentos de como demonstrar e utilizar esse material para prevenção. Assim, poderão transmitir de forma mais seguro a importância do auto exame das mamas e da mamografia.

Durante o treinamento os profissionais realizaram uma peça teatral, utilizando as informações passadas na tarde sobre fatores de risco para o câncer, hábitos saudáveis, como as mulheres podem marcar mamografias, entre outras. Também simularam o auto exame das mamas nas Mamamigas.

Projeto “Se Toque”

O projeto “Se Toque”, patrocinado pela farmacêutica Roche em apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, tem como objetivo incentivar as mulheres a fazer o auto exame de mama. O modelo didático da mamamiga que foi apresentado aos profissionais, já é utilizado em todo o Brasil e apresenta quatro quadrantes com nódulos que são detectados apenas com o toque.