Porto Vitória é contemplada com o projeto Se Toque

Ontem, 22, as voluntárias do Departamento Educacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória (RFCC) realizaram mais uma capacitação do projeto Se Toque. O município contemplado com o workshop foi o de Porto Vitória.

Foram capacitados agentes de saúde, enfermeiros e pessoas da área da saúde. Eles puderam aprender mais sobre como conversar com as mulheres sobre a importância do auto exame e da mamografia. Durante o treinamento, todos simularam o auto exame com o auxílio didático da mamamiga.

Na ocasião, as mamamigas já foram entregues aos agentes e a unidade de saúde para o uso com a população.

A meta do projeto é capacitar o maior número de pessoas possíveis da área da saúde nos nove municípios da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), e a cidade de Porto União.

 

Projeto “Se Toque”

O projeto “Se Toque”, patrocinado pela farmacêutica Roche em apoio da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória, tem como objetivo incentivar as mulheres a fazer o auto exame de mama. O modelo didático da mamamiga que foi apresentado aos agentes, já é utilizado em todo o Brasil e apresenta quatro quadrantes com nódulos que são detectados apenas com o toque.